Notícias

PORTUGAL: “Van Thuan é modelo para a Igreja que sofre”, diz vice-postulador no aniversário da sua libertação

20 novembro 2020

Neste sábado, dia 21 de Novembro, assinala-se a data da libertação do Cardeal Van Thuan após 13 anos na prisão no Vietname. Foi a 21 de Novembro de 1988. Trinta e dois anos depois, vai ser publicado um livro, “Compromisso de Esperança”, que reúne essencialmente textos de um retiro que pregou a sacerdotes em Roma, no ano de 2002, pouco tempo antes de falecer.

A iniciativa é da Vice-Postulação e o livro pretende ser um contributo para dar a conhecer melhor a vida e o pensamento deste homem que está a caminho dos altares e que se tornou num símbolo da Igreja perseguida nos tempos actuais.

“Se é importante lermos, se é importante escutarmos o que se diz sobre os santos, ainda é mais importante podermos ler, meditar e escutar o que nos dizem os santos”, diz, à Fundação AIS, o Padre Marco Luís, vice-postulador da causa de canonização e beatificação do Cardeal Van Thuan.

“O livro”, acrescenta este sacerdote da diocese de Setúbal, “vai nesta linha”. Os 13 anos de prisão do cardeal vietnamita, dos quais nove em isolamento total – sem nunca ter sido julgado ou recebido qualquer condenação –, ajudam a compreender melhor a personalidade deste homem simples, de aspecto frágil, que hoje é visto como exemplo e modelo da Igreja perseguida no mundo.

O Padre Marco Luís sublinha a coincidência de o livro que assinala o dia da libertação do Cardeal Van Thuan ser apresentado num tempo em que as pessoas se encontram num confinamento forçado por causa da pandemia do coronavírus.

“É curioso – diz o vice-postulador –, porque o livro é apresentado neste dia de aniversário em que estaremos todos em casa obrigatoriamente, e em que olhando para as circunstâncias que vivemos podemos aprender com o Cardeal Van Thuan que em circunstâncias similares, mas muito mais difíceis, [se apresenta como] um modelo de fé na modernidade, um modelo para a Igreja perseguida, um modelo para a Igreja que sofre, um modelo para todos nós”.

Para D. José Ornelas, Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal, o livro com os textos que o Cardeal Van Thuan dirigiu a um grupo de sacerdotes e que inclui ainda outras intervenções, “é um testemunho” que convida “a um percurso de fé”. Diz o prelado, no prefácio desta obra com chancela das Paulinas, que “a vida do Cardeal Van Thuan constitui um exemplo precioso”, que importa conhecer melhor.

A apresentação do livro , que decorrerá de forma virtual, através da internet, contará com a colaboração, entre outros, de Paul Ponce, um grande devoto do Cardeal Van Thuan, considerado um dos maiores malabaristas do mundo e que já actuou para o Papa Francisco.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

A apresentação do livro terá lugar amanhã, Sábado, 21 de Novembro às 16h00. Quem desejar assistir ao lançamento do livro “Compromisso de Esperança”, deverá fazê-lo através da aplicação Zoom Meeting

Meeting ID: 894 1237 3561
Passcode: UXJd8h