Notícias

PAQUISTÃO: Nos arredores da cidade de Multan, no Punjab, um padre pede ajuda para visitar toda a comunidade cristã

28 julho 2021
É jovem ainda. Foi ordenado há apenas 12 anos. O Padre Javed Khurshid tem à sua responsabilidade a paróquia de São Pedro. Fica situada na diocese de Multan, no Punjab, na região sul do Paquistão.

A paróquia ocupa uma área enorme, de quase 500 quilómetros, e estende-se pelos arredores da grande cidade até as casas se perderem de vista quando se entra na zona rural.

Para o Padre Khurshid são todos seus paroquianos. Vivam e trabalhem na cidade ou nos campos. Estar presente junto da comunidade é uma das suas prioridades.

Num país como o Paquistão, onde os cristãos enfrentam muitas situações de discriminação e mesmo de violência, a presença do sacerdote é um sinal de esperança e de afecto. O padre khurshid sabe disso.

O problema é que as viagens são difíceis. O automóvel da paróquia tem mais de 16 anos, está muito desgastado, custando uma pequena fortuna em oficinas e não garantindo nunca que a viagem possa chegar ao fim.

Muitas vezes, o padre khurshid precisa de fazer-se à estrada para visitar as famílias que vivem distantes em pequenos lugarejos. Aí nem há sequer transportes públicos. Sem o automóvel, a missão deste jovem sacerdote fica comprometida. Por isso, pediu ajuda à Fundação AIS.

O apoio à Igreja através dos meios de transporte é uma das missões da Fundação AIS. No ano passado, foram distribuídos 1.243 bicicletas, automóveis, motas e barcos. Cada um destes veículos transformou-se num instrumento de evangelização, levando os sacerdotes e as irmãs, os catequistas e os seminaristas mais longe para junto de mais fiéis, aproximando mais o povo de Deus.

É isso que o Padre Javed Khurshid precisa: de um meio de transporte para chegar mais longe de forma a estar mais próximo das pessoas que vivem na sua paróquia de São Pedro, na diocese de Multan.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt