Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Notícias

NIGÉRIA: Sacerdote queimado vivo em ataque de homens armados na Diocese de Minna

16 janeiro 2023
NIGÉRIA: Sacerdote queimado vivo em ataque de homens armados na Diocese de Minna

O Padre Isaac Achi morreu ontem no meio das chamas da residência paroquial em Kafin-Koro, na Diocese de Minna, na Nigéria, em consequência de um ataque de homens armados. Um outro padre que estava também no local ficou ferido.

A residência dos sacerdotes da paróquia de São Pedro e São Paulo ficou em ruínas, “queimada até ao chão”, como explicou, em mensagem enviada à Fundação AIS, o chanceler da diocese, Padre Amanchukwu Emeka. Efectivamente, imagens recebidas pela Fundação AIS Internacional permitem comprovar a destruição brutal causada no edifício.

O ataque, que teve início “às primeiras horas de domingo, 15 de Janeiro”, provocou não só a morte do Padre Isaac mas também ferimentos no seu coadjutor, Padre Collins Omeh, que “foi baleado mas que está a responder bem aos tratamentos”, como se pode ler ainda na referida mensagem.

Segundo o Vatican News, “o chefe de relações públicas da polícia do Estado, Wasiu Abiodun, declarou que ‘os bandidos tentaram entrar na residência, mas não conseguiram, e atearam fogo na casa, e o sacerdote morreu carbonizado’.

A paróquia de São Pedro e São Paulo, na localidade de Kafin-Koro, situa-se a meio caminho entre as cidades de Minna e Abuja e tem uma comunidade católica significativa. Segundo relatos publicados entretanto nos meios de comunicação social locais, o Padre Isaac conseguiu ainda contactar com alguns familiares que alertaram a polícia para o ataque que estava a ocorrer na paróquia, mas os agentes da autoridade já não conseguiram chegar a tempo de salvar o sacerdote.

Com o assassinato do Padre Isaac Achi são já dois os sacerdotes que perdem a vida de forma violenta desde o início do corrente ano. No dia 3 de janeiro, o Padre Jacques Zerbo foi também assassinado, mas no Burquina Fasso.

Entretanto, terá sido raptado também mais um sacerdote na Nigéria. Segundo a imprensa local, o Padre Michael Olofindale, pertencente à paróquia de São Jorge, em Omu Ekiti, Arquidiocese de Idaben, terá sido sequestrado no fim-de-semana.

A comunidade cristã tem sido particularmente atacada nos últimos anos na Nigéria. Só no ano passado, 2022, quatro padres foram assassinados e 28 foram vítimas de sequestro.

A Fundação AIS pede aos seus benfeitores e amigos para rezarem pelo eterno descanso do Padre Issac, assim como por todos os que fazem parte da Igreja perseguida no mundo.



PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

REFUGIADOS NIGÉRIA


Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais