Notícias

PORTUGAL: Fundação AIS apela à generosidade dos portugueses para a sobrevivência das famílias cristãs no Médio Oriente

18 novembro 2020
Síria, Iraque e Líbano têm sido palco de guerras, perseguição e violência contra os cristãos. São terras bíblicas que têm vindo a assistir ao êxodo permanente da comunidade cristã. Os últimos anos têm acentuado os sinais de perigo.

O Líbano enfrenta uma das mais profundas crises económicas da sua história, o que se reflecte também na vizinha Síria, ainda flagelada com as consequências da guerra e das sanções impostas ao regime de Damasco.

Por sua vez, o Iraque não consegue ainda a estabilidade necessária para que as famílias cristãs possam regressar a suas casas na Planície de Nínive de onde foram expulsas pelos jihadistas no Verão de 2014.

A Fundação AIS está profundamente empenhada no auxílio à Igreja para que o Médio Oriente não se esvazie da presença dos cristãos. Neste mês de Novembro, os portugueses são chamados a ajudar a Igreja que Sofre nestes três países, apoiando as famílias que lutam pela sobrevivência no dia-a-dia.

Isso significa, por exemplo, a distribuição de refeições quentes no Líbano e a reconstrução de um jardim-de-infância das irmãs do Convento de Santa Oraha, em Batnaya, no Iraque.

São vários os projectos que precisam da solidariedade dos benfeitores e amigos da Fundação AIS em Portugal. Solidariedade que pode materializar-se na compra de sacos de cimento para a reabilitação do jardim-de infância em Batnaya, destruído pelas bombas assassinas dos jihadistas do Daesh, ou no apoio às famílias cristãs em Homs, Damasco, Lataquia e Alepo, na Síria.

O Líbano, além da ajuda alimentar para as famílias que caíram na pobreza mais absoluta com a crise brutal do sistema financeiro que está a abalar o país, a Fundação AIS pretende ainda apoiar a reconstruir alguns dos edifícios da Igreja que ficaram destruídos ou profundamente danificados com a explosão que abalou o porto de Beirute no dia 4 de Agosto. É o caso, por exemplo, do Convento Hospital das Irmãs do Rosário. Também aqui, a solidariedade dos portugueses pode materializar-se na compra de tijolos, sacos de cimento ou alimentos.

“A ajuda às famílias cristãs do Médio Oriente é essencial”, explica a directora da Fundação AIS em Portugal. “Agora que estamos a aproximar-nos do Natal, peço a todos os portugueses que apoiem esta campanha de ajuda de emergência.”

Catarina Martins de Bettencourt lembra que “no Líbano, na Síria e no Iraque, as famílias cristãs lutam todos os dias pela sobrevivência”. “Por mais pequena que possa ser a nossa ajuda – acrescenta a directora da AIS – fará toda a diferença para quem perdeu tudo o que tinha, para quem procura já comida nos caixotes do lixo, como acontece no Líbano, ou para quem ainda desespera sem saber quando pode voltar a casa depois da tragédia que foi a guerra e a violência jihadista na Síria ou no Iraque.”

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt