BRASIL: Recolha de latas transforma-se em comida para asilo em São Paulo

24 junho 2022
BRASIL: Recolha de latas transforma-se em comida para asilo em São Paulo

Um herói discreto

A história inspiradora de um homem que palmilha todos os dias dezenas de quilómetros para ajudar a alimentar os utentes carenciados de um asilo na cidade de São Paulo, no Brasil. Uma historia inspiradora no Dia do Benfeitor da Fundação AIS

Entre os cerca de 347 mil benfeitores da Fundação AIS, cujo dia se celebra hoje, 24 de Junho, há um especial. Vive no Brasil, em Caçapava, um município de São Paulo, e todos os dias faz quilómetros a pé ou de bicicleta para recolher tampinhas de plástico e latas de bebidas que depois consegue transformar em comida para um asilo local. Quase parece uma versão moderna da história da multiplicação dos pães, sendo que aqui transforma-se em alimento o desperdício da sociedade, o que estava já destinado ao lixo. André Silvestre tem 64 anos de idade e todos os dias cumpre o mesmo ritual. Levanta-se muito cedo e pouco depois das cinco da manhã já é possível encontrá-lo a pedalar na sua bicicleta pelas ruas ainda meio adormecidas da cidade. Habituado a esta rotina, ele já sabe onde estão sacos com latas de refrigerantes ou cerveja ou tampinhas de garrafas. Tudo isso já foi recolhido por outras pessoas e ele limita-se a juntar tudo a levar para casa e a dividir para o processo de reciclagem. Cada montinho de latas, cada montinho de tampas de plástico vale apenas umas moedas, mas todas as moedas juntas permitem a compra de comida para um asilo na cidade.

Ajudar o senhor António

André inspirou-se para fazer este trabalho quando conheceu o senhor António, já idoso, com mais de 80 anos, e que também todos os dias caminhava cerca de dez quilómetros para juntar tampinhas de garrafas e latas para daí tirar o seu sustento. A princípio, como André contou a Tatiana Porto, da Fundação AIS, apenas procurou ajudar o senhor António que, na sua pobreza, não tinha outra forma, senão aquela, para sobreviver. Juntos ainda fizeram muitos quilómetros, até que António faleceu. A ideia era valiosa. Tinha de ser reciclada, à semelhança do que vinham fazendo com as tampinhas e as latas de cerveja ou de refrigerantes. E André decidiu pedir ajuda à Fundação AIS que, no Brasil, tem vários programas de televisão e de rádio. “Percebi que só a AIS poderia alcançar os ‘antónios’ do mundo inteiro e fazer mais do que eu podia com aquele dinheiro”, explicou.

Um benfeitor discreto

André decidiu, entretanto, arranjar uma bicicleta e assim levar mais longe esta iniciativa de solidariedade e aos poucos passou a ser conhecido não só no seu bairro como nos quarteirões em volta e um pouco por toda aquela zona da cidade. Outras pessoas foram-se juntando, oferecendo-lhe já o que elas próprias iam reciclando em suas casas, permitindo reunir mais e mais tampinhas, mais e mais latas vazias que, também e aos poucos têm vindo a alimentar esta ideia simples, mas extraordinária. Além da ajuda que faz chegar à Fundação AIS, para projectos de apoio junto da Igreja que sofre no mundo, as tampinhas recicladas por André e pelos seus amigos são agora, também, um precioso auxílio para a compra de alimentos para o asilo da cidade de São Paulo. “Toda a gente acaba por ganhar, principalmente eu que estou agora mais saudável desde que comecei a fazer estes exercícios matinais e até perdi uns quilinhos…” diz André, com uma simplicidade desarmante. André Silvestre, 64 anos de idade, é, pelo que faz, um herói discreto e é também um dos 347 mil benfeitores da Fundação AIS em todo o mundo, cujo dia se assinala hoje, 24 de Junho.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt