UCRÂNIA: Com a sua oração batem à porta também do vosso coração

Apoiar Campanha
16 janeiro 2023

“Livrai-nos de todas as angústias, inocente portadora de Deus, que deu à luz a salvação eterna e a paz que ultrapassa todo o entendimento”
, rezam os fiéis da Igreja Oriental.

O amor à Virgem Maria é grande. Especialmente agora, na guerra, o povo da Ucrânia confia na sua ajuda. O Papa Francisco consagrou a Ucrânia e a Rússia ao seu Imaculado Coração, em Março de 2022. Pela sua intercessão, os fiéis esperam de Cristo a paz que deixaram de esperar dos poderosos do mundo.

Também no seminário maior de Ivano-Frankivsk se reza diariamente pela paz. Actualmente, 202 jovens de seis dioceses aí se preparam para um dia se tornarem padres. Com 450 sacerdotes, cuja média de idades ronda os 35 anos, a Arquieparquia de Ivano-Frankivsk tem o maior número de padres greco-católicos do país. A sua Igreja está subordinada ao Papa, mas celebra a liturgia segundo o rito bizantino.

O seminário tem um passado agitado: nos tempos do domínio soviético foi indevidamente usado como centro de formação de quadros do Partido Comunista. Depois da queda do comunismo, o edifício, entretanto em péssimo estado, foi devolvido à Igreja e restaurado com a ajuda da Fundação AIS. Os próprios seminaristas deitaram mãos à obra.

Também os aspirantes ao sacerdócio de hoje estão a seguir a sua vocação em tempos difíceis. Embora o seminário esteja situado no oeste da Ucrânia, onde a situação é mais tranquila, ninguém sabe o que o futuro pode trazer. Desde que a guerra começou, em Fevereiro de 2022, o seminário serviu durante vários meses como abrigo de refugiados, principalmente de mulheres e crianças. As aulas eram dadas online. Agora os seminaristas voltaram a receber formação “in loco”. Mas continuam a empenhar-se no serviço aos refugiados.

Mais do que nunca, o seminário depende de ajudas porque o custo de vida aumentou dramaticamente. Enquanto os seminaristas rezam pelo “pão de cada dia” e por outras necessidades, batem levemente à porta do vosso coração.

Apoie um seminarista na sua vocação »

Queremos apoiar o seminário durante um ano inteiro.
Vamos ajudar para que nenhuma vocação se perca?

Apoie esta campanha »