Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Campanhas

MOÇAMBIQUE: Ameaça do terrorismo não atemoriza seminaristas de Moçambique

Apoiar Campanha
16 janeiro 2023


Quinta-feira, dia 20 de Outubro de 2022. Durante cerca de três horas, soldados das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique combateram os terroristas que, nessa madrugada, atacaram o acampamento da Gemrock Ruby Mine, a empresa que explora as minas de rubi, consideradas das mais importantes em todo o mundo e situadas no distrito de Montepuez. Foi uma verdadeira batalha.

Os terroristas atacaram de madrugada e tiveram tempo para destruir praticamente tudo o que por ali se encontrava. Equipamentos, casas, veículos. Quase tudo foi queimado. Como consequência imediata do ataque, a empresa foi forçada a suspender as operações. Horas depois, o Governo de Londres emitia um alerta pedindo aos cidadãos britânicos para evitarem a região.

A pouco mais de 20 km de distância, muito próximo da vila de Montepuez, fica o seminário propedêutico de São Paulo. Pertence à Diocese de Pemba, em Cabo Delgado, a região que mais tem sido fustigada pelos ataques terroristas que, desde Outubro de 2017, já provocaram mais de 4 mil mortos e cerca de um milhão de deslocados.


São apenas 25, estão ainda no seminário propedêutico, mas já sabem o que é a ameaça do terrorismo. Ainda em Outubro a região onde se encontram, em Montepuez, foi palco de um enorme ataque por homens armados que reivindicam pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico. Mas os jovens seminaristas dizem-se prontos para prosseguir o seu caminho. E agradecem a ajuda dos benfeitores da Fundação AIS. Sem isso, nada seria possível…


SERVIR OS OPRIMIDOS COM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Este é um seminário muito especial. Junto ao velho e depauperado edifício que acolhe os jovens estudantes está a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. É um dos mais importantes santuários marianos de Moçambique. Para 25 futuros sacerdotes que ali estudam, há um sentimento especial. A sombra protectora da Mãe de Deus afasta o medo, dilui as incertezas e funciona como uma vitamina espiritual.

Adriano é um destes jovens seminaristas. Ele fala com desenvoltura e assume que os tempos não estão fáceis. “Estamos a passar por momentos muito difíceis por causa do terrorismo na nossa província e é muito difícil estar aqui, mas a nossa fé é inabalável em querer servir a Igreja e o povo de Deus.”

Adriano tem 20 anos e sabe, por experiência própria, o que o terrorismo tem causado de sofrimento. A sua própria família teve de fugir por causa dos ataques e, hoje, pais e irmãos fazem parte do gigantesco número dos deslocados, das vítimas do terrorismo.



Mas isso não faz diminuir a sua vocação. Pelo contrário. Diz sorrindo: “Quero cada vez mais me doar para poder servir os oprimidos, poder falar em nome daqueles que sofrem…” A fé, que o levou até ao seminário e que o levará, como sonha, até ao sacerdócio, não lhe dá descanso nem lhe permite a timidez ou a fraqueza. “Melhores dias estão para vir.”


CHAMAMENTO DE DEUS

Guilherme sabe que os seus estudos só são possíveis porque há uma mão invisível, chamada solidariedade, que ajuda a financiar a Igreja em Moçambique, os seminários e o trabalho dos sacerdotes e das religiosas. Ele sabe e agradece.

“Apesar dessas dificuldades, encontramos no fundo do túnel a esperança, pois sabemos que os nossos irmãos da Fundação AIS nos ajudam, sabemos que eles nos têm ajudado com materiais, com obras e com tudo o mais. Queremos dirigir os nossos agradecimentos a esses nossos irmãos que sem nos terem conhecido nos ajudam tanto. Muito obrigado!”


Pedro Mariano é mais velho. Já tem 21 anos e garante que também quer ser padre, pois descobriu que esse é o desejo que Deus tem para ele. “Mesmo nas situações difíceis que estamos a viver aqui, eu quero mesmo responder a esse chamamento de Deus”, diz. Não é uma vida fácil a que espera os seminaristas em Montepuez. Todos eles estão cientes das dificuldades e todos sabem também que a ajuda que chega de fora, de países bem longínquos como Portugal, é muito importante para que o sonho do sacerdócio ganhe asas.

Apoie um seminarista na sua vocação »

APOIE UM SEMINARISTA DA IGREJA PERSEGUIDA
Eles são o futuro da Igreja

Ajude milhares de jovens a tornar-se nos futuros sacerdotes e a levarem Cristo ao mundo.

> 1 em cada 8 seminaristas em todo o mundo é apoiado pela Fundação AIS

VAMOS APOIÁ-LOS NA SUA FORMAÇÃO?

Apoie esta campanha »


A Diocese de Pemba é muito pobre, tal como todo o país. Sem recursos para fazer face a todas estas urgências, é preciso contar com a solidariedade de benfeitores e amigos. E a Fundação AIS tem desempenhado um papel essencial no apoio à vida da Igreja nesta região tão fustigada pelo terrorismo.


  • Seminaristas Moçambique 2023
  • Seminaristas Moçambique 2023
  • Seminaristas Moçambique 2023
  • Seminaristas Moçambique 2023


REZAR PELOS BONFEITORES DA AIS

“O nosso seminário subsiste graças aos apoios que recebemos dos benfeitores. Em todas as celebrações rezamos pelos nossos benfeitores e estamos conscientes de que são eles que nos têm ajudado a realizar a nossa missão. Uma ajuda preciosa que seguramente não escapa ao olhar bondoso e ao amparo da Mãe de Deus.”

Pe. Dinis Alexandre Gabriel,
reitor do seminário.


CAMPANHAS RELACIONADAS:


Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

ADOPTE UM SEMINARISTA NA ORAÇÃO

Adopte um Seminarista


Já pensou na possibilidade de adoptar um seminarista através da sua Oração?
Após fazer o pedido, enviar-lhe-emos esta pagela com uma oração pelos seminaristas e pelo aumento das vocações consagradas, com o nome e o país do seminarista por quemfica comprometido a rezar.

PEÇA AQUI »

A VOSSA AJUDA...

Enxugar as lágrimas

"A Fundação AIS é fantástica. O vosso trabalho é tão gratificante, tão querido e tão humano. Creio que Deus Pai estará enternecido com as lágrimas que esta Fundação já ajudou a enxugar e a Fé que já instalou em tantos corações. É exactamente por isso que vou podendo. Votos das graças de Deus pela continuação do vosso santo trabalho."

Benfeitor Francisco Martins, Lisboa
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais