LÍBANO: Não vos iremos abandonar

Apoiar Campanha
7 setembro 2020
É com profunda tristeza que assistimos ao momento trágico e doloroso que o povo do Líbano está a viver. No passado dia 4 de Agosto, uma brutal explosão deixou um rasto de destruição na cidade de Beirute que atingiu fortemente dois bairros, o Mar Maroun e de Achrafieh, este predominantemente cristão.

Perante esta tragédia a Fundação AIS decidiu, logo nas horas seguintes à explosão, enviar uma ajuda de emergência no valor de 250 mil euros, verba destinada à aquisição de cabazes alimentares para mais de 5.000 famílias que ficaram, de um momento para o outro, brutalmente privadas das suas casas e de quaisquer meios de subsistência.

O Líbano vive uma das mais profundas crises da sua história, com a economia num caos e a falência do sistema bancário. Há cada vez mais pessoas que têm de procurar nos caixotes do lixo a comida que já não conseguem comprar. No Líbano vivem também milhares de cristãos sírios. São refugiados de guerra. A pandemia de Covid19 agravou ainda mais esta realidade tão dramática. O Líbano depende agora da ajuda internacional.

“O Líbano não pode ser abandonado na sua solidão.” Papa Francisco

Centenas de jovens cristãos saíram à rua para ajudar a limpar os destroços provocados pela explosão. Aqui podemos vê-los na Catedral Maronita em Beirute.

A Igreja abriu de imediato as suas portas, escolas e conventos, para receber as famílias que perderam tudo. Estes cabazes alimentares já estão a ser distribuídos por dispensários e centros sociais geridos por algumas congregações como são exemplo as Irmãs do Bom Pasto e as Filhas da Caridade.

"Sobrevivi a quinze anos de guerra civil no Líbano, mas não conseguia imaginar nada tão horrível como o que aconteceu agora ao nosso povo. Mais do que nunca, estas pessoas precisam de ajuda. Estamos muito gratos pelas orações e apoio dos nossos queridos benfeitores e amigos da Fundação AIS.” Irmã Hanan Youssef, Congregação do Bom Pastor no Líbano

A explosão provocou mais de 300.000 desalojados, dos quais cerca de 80 mil são crianças. São pessoas que perderam tudo. Por isso, a nossa ajuda é tão urgente! A Fundação AIS já está a preparar uma nova campanha de auxílio de emergência. A Igreja do Líbano é a única esperança para milhares e milhares de pessoas. Todas elas esperam a nossa solidariedade. Podem contar consigo?

Apoie com 1 cabaz alimentar para 1 família no Líbano

Esta é a primeira ajuda de emergência: aliviar a fome e a miséria.
A Igreja local precisa da solidariedade dos cristãos em todo o mundo para continuar com a sua missão, ajudando a alimentar o povo de Deus e a continuar com a assistência espiritual tão importante nestes tempos de incerteza e medo. Mas vai ser preciso também ajudar a reconstruir as casas destruídas, as igrejas, os conventos, centros de saúde e escolas geridos comunidade cristã e que ficaram profundamente danificados.

O nosso apoio ao Líbano é essencial para a sobrevivência da própria comunidade Cristã no Médio Oriente. Já imaginou estas terras sem a presença de cristãos? Está nas nossas mãos evitar também essa tragédia!

As mensagens que temos recebido das famílias cristãs que já estão a receber a nossa ajuda são comovedoras. Agradecem a todos os benfeitores o apoio e a certeza de que não estão sozinhos!

Apoie esta campanha »

Rezemos e peçamos todos juntos a intercessão de Nossa Senhora de Fátima por este povo, neste momento de enorme sofrimento e angústia!