Adopte uma Irmã na Oração

JÁ PENSOU EM ADOPTAR UMA IRMÃ ATRAVÉS DA SUA ORAÇÃO?

Cuidar, educar, proclamar…

É uma das regiões mais pobres da Nigéria. No norte do país, onde os Cristãos são uma minoria e estão sob a ameaça de um dos mais temíveis grupos terroristas, o Boko Haram, algumas mulheres consagradas a Deus e inspiradas na Mensagem de Fátima são luz no meio das trevas da pobreza e da violência. E são apoiadas pelos benfeitores da Fundação AIS há vários anos…

As irmãs da congregação de Nossa Senhora de Fátima na Diocese de Pankshin, situada no norte da Nigéria, enviaram uma mensagem para Portugal, através da Fundação AIS, em que pedem orações para poderem “enfrentar os desafios do nosso tempo”.

Na mensagem, a Madre Superiora refere-se genericamente aos problemas que afectam hoje em dia a Nigéria, “especialmente no norte do país”, onde o Boko Haram, um grupo terrorista de inspiração islâmica está particularmente activo desde 2019, procurando a criação de um ‘califado’ gerido pela interpretação mais rigorosa da Lei Islâmica.

Peça o nome da Irmã de Nossa Senhora de Fátima, na Nigéria, pela qual se compromete a rezar. Deixe também a sua intenção de oração. Elas rezarão por si!

Adopte uma Irmã na Oração. Faça aqui o seu pedido:

"*" indica campos obrigatórios

Deixe-nos a sua mensagem
RGPD*

ORAR

"Obrigada aos benfeitores de Portugal!"

Estas Irmãs inspiradas na mensagem de Nossa Senhora de Fátima são luz no meio das trevas

A imagem surpreende. No Norte da Nigéria, na Diocese de Pankshin, no estado de Plateau, existe um monumento que é lugar de peregrinação das populações. São três crianças ajoelhadas ao lado de uma imagem da Virgem Maria. Quem se aproximar depressa descobre que se trata da imagem de Nossa Senhora de Fátima e dos três pastorinhos. Uma imagem que surpreende, ali, no meio de uma região árida, rochosa, quase sem qualquer vegetação. Uma região extremamente pobre.

Mas é para ali, para junto das imagens de Francisco, Jacinta e Lúcia e de Nossa Senhora que as pessoas desta região da Nigéria se dirigem como se de um templo se tratasse. As imagens da Virgem Maria e dos três pastorinhos são sinal também da presença, por ali, das Irmãs de Nossa Senhora de Fátima.

A congregação nasceu a 13 de Janeiro de 1965 pela intuição de D. John Reddington, Bispo de Jos. Este prelado compreendeu que faria todo o sentido haver neste país africano uma congregação de irmãs ligadas a Fátima, à urgência da oração, da penitência, do perdão e da reconciliação. Na altura, década de 60 do século passado, era escassa a presença de cristãos no norte da Nigéria, pelo que desde o início estas irmãs tiveram uma missão complexa, de quem rasga fronteiras, de quem abre portas.

Desde então estas Irmãs procuram evangelizar as populações através do exemplo da sua simplicidade, generosidade e trabalho. Quem diria que ali,o Norte da Nigéria, tantas pessoas rezam todos os dias a Nossa Senhora e Fátima inspiradas no exemplo das Irmãs que dedicam as suas vidas aos mais pobres da sociedade? Cuidar das pessoas mais fragilizadas, especialmente os idosos e doentes, educar as crianças e proclamar a palavra de Deus são algumas das tarefas assumidas pelas Irmãs de Nossa Senhora de Fátima na Nigéria.

A nossa ajuda é essencial para que as Irmãs de Nossa Senhora de Fátima possam continuar a ajudar os mais pobres do seu povo.

Finalmente, a Capela

A Ir. Florence pede ajuda para levar mais longe o esforço da sua congregação. Não há medo nas suas palavras, apenas disponibilidade para servir a comunidade. De facto, a coragem destas irmãs é notável. É rara a semana em que a Nigéria não se sobressalta com algum episódio de violência, com ataques a escolas, igrejas, postos da polícia, aldeias. É raro o dia em que essa violência não se abate sobre os Cristãos, mas, mesmo assim, as irmãs persistem no seu caminho, sem receio.

A ligação à Fundação AIS tem dado muitos frutos. Desde há muito que as Irmãs pedem uma capela um pouco maior que pudesse acolher toda a comunidade, que pudesse ser o centro da vida cristã da Diocese de Pankshin.

Esse projecto já está em marcha, graças à generosidade dos benfeitores da Fundação AIS e vai reforçar ainda mais o trabalho destas Irmãs e a presença da Igreja no coração de África.

Nas mãos da providência

Na fotografia são 12, mas ao todo são 65 mulheres. São 65 Irmãs. Vivem numa das regiões mais perigosas da Nigéria, onde o Boko Haram tem espalhado o medo e a morte desde 2009.

Apesar disso, estas irmãs continuam o seu trabalho como se não houvesse ameaça, como se os Cristãos não fossem um dos alvos principais deste grupo terrorista, um dos mais sanguinários à face da terra. A Madre Superiora, Ir. Florence Golam, sabe que a vida da sua congregação está nas mãos da Providência. As Irmãs são apoiadas directamente pela Fundação AIS. Sabendo da solidariedade dos benfeitores portugueses da AIS, uma solidariedade que tem sido preciosa para o sustento da congregação, a Ir. Florence escreveu uma carta a agradecer essa ajuda.

A carta que a Ir. Florence também nos enviou destina-se a todos os que se lembram, nas suas orações, do sofrimento dos Cristãos na Nigéria. Principalmente dos mais pobres, dos mais necessitados:

“Se conseguíssemos obter mais ajudas seríamos capazes de construir nestas zonas rurais escolas, clínicas, dar formação, arranjar emprego às mulheres e aos jovens, e muito mais. Agradeço à Fundação AIS tudo o que fizeram por nós no passado e tudo aquilo que continuam a fazer no presente. Sem esta ajuda, penso que nunca poderíamos ter levado tão longe os nossos esforços.”

“Que Nossa Senhora de Fátima vos abençoe pela vossa generosidade!”

MULTIMÉDIA

Apoie a missão da Fundação AIS na ajuda aos Cristãos perseguidos

A AIS apoia a Igreja no seu serviço de oração e de acção a centenas de milhões de pessoas, dando não somente uma resposta atempada às necessidades urgentes, mas também um sinal de solidariedade aos nossos irmãos e irmãs em Cristo.

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.