Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

ACN PORTUGAL

FUNDAÇÃO AIS - ACN PORTUGAL

A Fundação AIS é o secretariado português da organização internacional Aid to the Church in Need (ACN), uma fundação pontifícia que, a pedido do Santo Padre, ajuda os Cristãos onde quer que sejam perseguidos, refugiados ou ameaçados por causa da sua fé.

Fundada no Natal de 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima após a Segunda Guerra Mundial, começou por ajudar os milhões de refugiados da Alemanha de Leste que fugiam da ocupação comunista.

Em Portugal, a Fundação AIS começou em 1995, com a abertura de um secretariado em Lisboa e, mais tarde, uma casa em Fátima e em Évora. Conta também com um espaço no Santuário de Cristo Rei, em Almada.

QUEM AJUDAMOS

O nosso trabalho em todo o mundo

A ajuda destina-se aos projectos e necessidades pastorais apresentados pelos milhares de missionários e religiosos da Igreja Católica que estão presentes nos países mais necessitados, cuja actividade caritativa e pastoral chega onde os serviços estatais e as grandes ONG não chegam.

Anualmente, apoiamos mais de 5 mil projectos pastorais e de emergência humanitária em mais de 145 países, através de 23 secretariados em todo o mundo ajudando a Igreja na sua missão e a levar esperança e solidariedade a milhões de cristãos.

Desde a construção de igrejas até ao envio de exemplares da Bíblia da Criança, desde a ajuda de emergência ao Médio Oriente à aquisição de bicicletas para os catequistas em África levarem a Palavra de Deus aos mais recônditos lugares, os nossos projectos vão do grande ao mais pequeno e abrangem toda uma variedade para ajudar a fortalecer a fé dos Cristãos perseguidos.

Muitas vezes eles testemunham Cristo na perseguição, opressão ou pobreza. Nos seus momentos mais dolorosos e de extrema necessidade é a esperança em Cristo que os sustenta, assim como as nossas orações e solidariedade. É aqui que entra o trabalho da Fundação AIS!





Com a ajuda de mais de 400.000 benfeitores em todo o mundo, a Fundação AIS angaria donativos para promover o Cristianismo, apoiando a Igreja Católica especialmente nos países onde os Cristãos são perseguidos e descriminados, através de:


   • impressão e distribuição de literatura religiosa (Catecismos e Bíblias para Crianças, material para a catequese)
   • formação de seminaristas, religiosas, catequistas e leigos
   • ajuda à subsistência de diversas comunidades religiosas
   • ajuda de subsistência de sacerdotes através de Estipêndios de Missa
   • construção de igrejas, mosteiros, conventos, seminários e centros de catequese
   • disponibilização de meios de transporte para o trabalho pastoral
   • ajuda de emergência e apoio aos refugiados


Para chegar a estes milhares de cristãos que nos pedem ajuda diariamente, a Fundação AIS recorre a campanhas de angariação de fundos, junto dos seus benfeitores através de várias formas: relatórios, boletins, e-newsletters, folha de oração mensal, artigos em jornais, crónicas na rádio, programas de televisão e inúmeros eventos de solidariedade.

UMA PONTE DE AJUDA MÚTUA

A Fundação AIS estabelece um vínculo fraterno entre uma Igreja que sofre extrema pobreza e, às vezes, discriminação e/ou perseguição, e uma Igreja sem essas carências materiais, mas necessitada dessa fé autêntica e incondicional que os nossos irmãos que sofrem nos dão com o seu testemunho.

Os três pilares do nosso trabalho são:

INFORMAR

Informar de forma fidedigna e verdadeira, bem como sensibilizar a sociedade sobre a situação da Igreja que sofre e é perseguida no mundo. Queremos ser a voz daqueles que não têm voz.
ORAR

Incentivar a oração por todos aqueles que sofrem por causa da sua fé, pelos Cristãos perseguidos e pelos sacerdotes e missionários.
Eles também rezam por si!
PARTILHAR

Viver a caridade, motivar a solidariedade e o compromisso com os mais pobres para financiar projectos de ajuda pastoral em diferentes países onde a Igreja sofre, é ameaçada ou é perseguida.







Como disse o Papa Francisco aos representantes da Fundação AIS reunidos em Roma:

“A Fundação AIS é uma organização admirável! As vossas crenças vêm do coração da Igreja! Vocês vão para junto da sociedade, estão próximo dos gritos e das lágrimas dos pobres! Fazem mais do que discursos, e são ágeis, rápidos e cheios de energia! Não fazem distinção entre necessidades materiais e espirituais. Vocês são a esperança da juventude que anseia pelo dom da fé. Dou-vos a minha bênção e a minha gratidão! E digo-vos: continuem a fazer um bom trabalho!”

É este o trabalho da Fundação AIS, graças à ajuda de mais de 400.000 benfeitores que dão apoio regularmente com as suas ofertas generosas.


AJUDA À IGREJA QUE SOFRE - FUNDAÇÃO PONTIFÍCIA

Em Dezembro de 2011, o Papa Bento XVI elevou a organização internacional AJUDA À IGREJA QUE SOFRE (AIS) ao estatuto de Fundação Pontifícia.  

Na mesma altura, o Santo Padre nomeou o prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal Mauro Piacenza, para o cargo de presidente da Fundação.

Missão A missão da Fundação AIS é servir a Igreja Católica no seu trabalho de evangelização em todo o mundo, principalmente nas comunidades mais necessitadas, discriminadas ou perseguidas. Em comunhão com o Papa, construímos esta ponte de ajuda mútua através da oração, da informação e do financiamento de projectos que respondam às carências pastorais da Igreja local.

Visão Ser vínculo de caridade fraterna e esperança, ajudando os Cristãos que têm necessidades ou sofrem perseguição a viver a sua fé.

Valores
1. Espírito de serviço, compromisso, confiança na Providência, profecia, comunhão com todos os carismas da Igreja, humildade e integridade em todas as nossas acções.
2. Transparência, confiança, profissionalismo, austeridade, responsabilidade, eficácia e eficiência na gestão.
3. Fraternidade espiritual entre todos os membros da família da Fundação AIS

O NOME DA ACN
mudanças com o passar do tempo

Junte-se a esta causa

Agenda

18
Out
18 - Out
Um Milhão de crianças rezam o Terço
13
Out
13 - Out
Celebração 25 Anos da AIS
01
Out
01 - Out
Oração ininterrupta do Terço
VER TODOS OS EVENTOS
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais