Corrente de Oração

Convite à Oração pelo Líbano com o Papa Francisco

Rezemos juntos, com o Santo Padre, pelos nossos irmãos no Líbano
.

Um mês depois da explosão que abalou a cidade de Beirute no dia 4 de Agosto, o Papa Francisco encoraja-nos a lembrar as vítimas da tragédia, como nós Cristãos, melhor sabemos fazer: com jejum e oração.

“O Líbano não pode ser abandonado na sua solidão”
, disse o Santo Padre em audiência geral no dia 2 de Setembro, junto de um sacerdote libanês que se aproximou com uma bandeira do seu país.

“Há mais de cem anos, o Líbano tem sido um país de esperança" e nos períodos mais sombrios da sua história, "os libaneses mantiveram a sua fé em Deus e demonstraram a sua capacidade de fazer de sua terra um lugar de tolerância, respeito e coexistência, único na região. Para o bem do país, mas também do mundo, não podemos permitir que este património se perca. (...)

Encorajo todos os libaneses a continuarem a ter esperança e a recuperar a força e a energia necessárias para partir novamente. Peço aos políticos e líderes religiosos que se empenhem com sinceridade e transparência no trabalho de reconstrução, renunciando aos interesses partidários e visando o bem comum e o futuro da nação. Renovo também o convite à comunidade internacional para apoiar o país e ajudá-lo a sair da grave crise, sem se envolver em tensões regionais. (...)

Quero convidar a todos a viver um dia universal de oração e jejum pelo Líbano, na próxima sexta-feira, 4 de setembro. Tenciono enviar o meu representante ao Líbano nesse dia para acompanhar o povo: o Secretário de Estado virá em meu nome para expressar a minha proximidade e solidariedade. Vamos oferecer nossa oração por todo o Líbano e por Beirute. Estejamos também próximos pelo compromisso concreto da caridade. (...)

E agora peço que confiem os nossos medos e nossas esperanças a Maria. Que ela apoie todos os que choram pelos seus entes queridos e dê coragem a todos aqueles que perderam as suas casas e, com eles, parte de suas vidas! Que ela interceda junto ao Senhor Jesus para que a Terra dos Cedros volte a florescer e espalhe o perfume da convivência por toda a região do Oriente Médio."

Peçamos a Deus coragem para o povo do Líbano e que a fé e a oração sejam a sua força. Peçamos pelo empenho dos políticos e líderes religiosos na sua reconstrução. Pelos bispos e padres, para que, como lhes pede o Papa Francisco , sejam "um exemplo de pobreza e humildade" perante o seu povo.

Estejamos também próximos dos libaneses com o “gesto concreto de caridade”, diz-nos o Papa.

Um sincero agradecimento a todos quantos já colaboraram na campanha de emergência por Beirute.